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Nos dias de hoje, mídias sociais estão onipresentes na vida de todo mundo, e em tempos de pandemia, todo mundo está passando por dificuldades e tendo de se reinventar. É justamente nesta hora que um bom Marketing Social e Digital pode salvar o seu negócio.

Mas não adianta somente ficar “movimentando” perfis em mídias sociais, você tem que fazer publicações polidas, com uma meta por trás de cada publicação, e com material confeccionado de qualidade diferenciada, para não cair na mesmice de sua concorrência.

Outra coisa muito importante também é a CONSISTÊNCIA. Não adianta você publicar algo interessante todos os dias se estas publicações não apresentarem uma certa consistência, tanto visual quanto no padrão das palavras utilizadas, para reafirmar a cada dia a postura de sua empresa ante o público.

Então neste artigo iremos citar alguns passos para te ajudar a ter melhor retorno com seu Marketing Social e Digital.

Primeiro passo: Planejamento

Marketing Social e Digital: PlanejamentoPara qualquer campanha de marketing social e digital dar certo, é necessário primeiro você traçar metas, um agendamento estável e os tópicos que irá focar.
Dentro desse passo, a primeira coisa que você precisa saber é o que você quer, você deseja criar um público ou vender seu produto?
Se você deseja angariar público, as suas publicações tem que ser direcionadas à interação e compartilhamento, ao invés de simplesmente falar que está vendendo algo por um preço interessante ou que tem qualidade incomparável.
Um perfeito exemplo disso seria campanhas envolvendo sorteios ou brindes exclusivos para quem comentar sobre um tópico ou compartilhar alguma publicação, pois isto te ajuda a criar maior visibilidade, ao invés de diretamente te ajudar a vender.
Já quando o assunto é vender, depende muito da natureza do produto. Nesse caso, é essencial conhecer seu público alvo e tentar agir nos problemas que seus produtos ou serviços possam solucionar.
Tendo definido qual das duas intenções você tem para o seu negócio, você já pode definir uma grade de publicações para sua campanha de marketing social e digital.
Cada rede social e cada público alvo tem horários específicos de melhor alcance, então se você não tiver dados concretos sobre seu público alvo, é interessante coletar nas primeiras publicações estatísticas para determinar os melhores horários.
Tendo uma intenção para a campanha e uma grade de publicações com dias e horários que aliem-se bem ao seu público alvo e à seu horário disponível para trabalhar em cima disso, é hora de partir para o próximo passo.

Segundo Passo: Padronização das publicações

Marketing Social e Digital: Padronização

Para você manter uma consistência de publicações, é interessante antes de começar a desenvolver as artes, vídeos ou stories, selecionar muito bem os elementos visuais que você irá usar, para manter um padrão visual que irá reafirmar a identidade visual de sua empresa para seu público.

Selecione muito bem as fontes à utilizar, evitando usar fontes muito diferentes, idealmente nunca usando mais do que 3 fontes diferentes que combinem bem entre si, pois muita variedade de fontes pode passar a impressão de que sua empresa não tem certeza do que faz, isso num nível subconsciente.

Fontes são o que dá voz à suas palavras, então nunca é demais perder um bom tempo escolhendo e harmonizando as fontes que passam melhor a mensagem que você espera que seus clientes compreendam.

Outra coisa que pode passar a mesma mensagem para o subconsciente é a falta de consistência nas cores de destaque e nuances, usar muita diversidade de cor raramente funciona, e normalmente acaba resultando num carnaval, conferindo um aspecto de desleixado às suas mídias sociais e digitais.

E não menos importante do que o já citado anteriormente aqui, se você tiver ou não a intenção de impulsionar suas publicações, lembre-se que em mídias sociais e digitais “menos é mais”, então evite carregar suas publicações com muitos elementos ou pior ainda, com muito texto.

O ideal sempre será uma frase de impacto pertinente à seu assunto com uma imagem que ilustre com maestria o que está em pauta, facilitando o entendimento da pessoa do que se trata não importa o nível de distração ou a distância que o usuário estiver da tela.

Terceiro Passo (Opcional): Automação de Marketing Social e Digital

AutomaçãoGerenciar múltiplas redes sociais pode ser um pesadelo, mas para facilitar essa parte existem várias ferramentas, porém em grande parte, pagas.
Você pode inicialmente optar por algum painel de gestão unificado para gerenciar suas redes sociais, mas isso normalmente envolve custos que pelo menos para a realidade do Brasil, acabam por ser muito caros.
Agora se você possuir um site, BINGO, é perfeitamente possível integra-lo às suas redes sociais para conseguir não só ganhar tempo na gestão de suas redes, mas facilitar a padronização de suas publicações, gerenciando tudo através de seu site.
Seguindo essas dicas, você pode tirar o máximo de proveito de tais mídias e fazer o marketing social e digital mais eficiente possível, evitando também no processo o desperdício de seu tempo tentando interagir de formas ineficazes com seu público.
Caso você precise de alguma solução de automação e gestão de redes sociais para seu negócio através de seu site, ou se ainda não possui um site, não deixe de entrar em contato conosco, somos especialistas no assunto. 😉
Agora se você tem alguma dúvida sobre o que foi falado aqui ou deseja acrescentar algo, deixe seu comentário abaixo, estou ansioso por sua interação.

Vilson de Oliveira Junior

Engenheiro de software especializado em computação gráfica em tempo real, que também tem um certo apreço por design de interfaces e marketing.

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